Curtir no Facebook

facebook

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Transgressão

E como o meu berço da publicação anterior, este mundo ficou pequeno. Muita gente excluída de coisas básicas como moradia, boa educação, comida, de saúde, enfim, de dignidade.

E por que não mudamos? Não buscamos o correto? O novo bom (ou as boas novas, para usar um termo cristão)?

Porque a minoria que tem tudo, acredita que isso é o “bom”. Temporariamente fortalecidos pelo poder econômico, criam leis e modelos sociais que criminalizam (ou posso dizer, “crucificam”!) quem não agüenta mais o lugar estreito. Nessa cultura do apego e do controle, não percebem que este “aperto” tornará impossível a existência de suas próximas gerações.

Transgredir, invertendo um pouco o conceito católico/cristão, é o caminho estreito para redenção do mundo. A passagem para o largo, para o novo bom.

22 de fevereiro de 2015.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O novo bom

Eu tenho lembranças muito antigas da infância. Consigo lembrar até do meu berço, de como gostava dele e como era bom ficar ali. Lembro das grades e até da retirada delas. Lembro quando ele ficou pequeno (na verdade eu que cresci) e apertado, mas eu continuava achando-o bom e não quis trocá-lo pela nova cama, que seria o correto, mas, não sabia se era bom.

Na vida, acostumamos com que é bom, nos conformamos com ele e não percebemos que crescemos, que é preciso ir à busca de novos e maiores espaços. Deixar para trás o que foi bom e ficou estreito. Dar o salto de fé para o largo, o correto, o novo bom.

O bom é o lugar que ficou estreito para nosso corpo, o correto é o lugar amplo que nossa alma almeja e que é necessário para nossa evolução.


15 de fevereiro de 2015.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Por que existe gente pobre? - Conclusão

Se a miséria e a pobreza são invenções humanas, elas tinham um propósito: Cultivar, efetivar e assegurar para poucos o maior (não o melhor) poder de todos: O econômico.

E, em busca deste poder, estes poucos não pouparam esforços. Travaram-se inúmeras guerras, dizimaram-se incontáveis vidas, destruíram florestas, rios, nações de nativos (afinal, estes não entendiam a sedução do “ter posses” e, assim, não poderiam ser iludidos a ponto de serem explorados como mão de obra barata.

São muito criativos para manter esse status quo. Engarrafam miséria em suas indústrias de bebidas. Metabolizam miséria em seus laboratórios de drogas. Iludem a miséria em seus cassinos. Ensinam a miséria em seu sistema educacional. Vendem a miséria em seus bancos.

Quem tem este poder não quer perdê-lo. Com dinheiro (o deus soberano dessa classe), eles inventaram um mundo de ilusões. São donos de meios massivos de alienação (jornais, TVS, rádios, editoras), usados tanto para criar a ilusão de que tudo isso é normal, quanto para criminalizar àqueles que tentam te dar “a pílula” do filme Matriz, que tiraria do transe àqueles que desejassem “acordar”.

A lei é criada por eles, a justiça é feita pela ótica de quem está por cima. Inclusive quem deveria julgar, vem desta tradição de endinheirados, também não querem ver tudo aquilo que acumularam durante gerações, ser diluído entre as massas (e nem estou falando de expropriação, estou falando de direitos). Não querem o filho da empregada sentado ao lado do seu primogênito na universidade de direito ou medicina. Não quer a pessoa que engraxa seus sapatos jantando em seu restaurante preferido. Não suportam a idéia de que os faxineiros do fórum dividam o espaço do estacionamento com seu carro de luxo importado. Assim, segregam as pessoas em "guetos" e impendem o acesso dessa gente nos espaços que pensam ser exclusivos dos "poderosos". Então, só posso concluir que seu julgamento está contaminado por este medo da “perda” do seu pseudo conforto.

Não se iluda. A miséria é muito fácil de ser eliminada. O difícil é combater quem não quer perder o poder de jeito nenhum!

O que fariam os poderosos ao verem seu (exclusivo direito) conforto sendo ameaçado? Alguém sabe a resposta?

 08 de Fevereiro de 2015.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Por que tem gente pobre?

Quando criança eu costumava fazer esta pergunta. É lógico que ninguém soube responder. Na infância, minha família morava como caseiros numa chácara bem afastada dos centros urbanos. Não pagávamos aluguel, mas tínhamos muitas dificuldades também, caderneta no armazém, móveis penhorados, roupas rotas... mas, achava que pobres eram os mendigos que via nas poucas vezes que ia a cidade. Sentia-me mal, eu tinha uma casa e uma cama, e eles?

A gente cresce, as coisas melhoram, mas, as perguntas ficam? Eu já até aprendi por que existe pobres, o que me espanta é por que ninguém mais faz essa pergunta: “- Por que existe gente pobre?”

Sabemos que 85 pessoas (os mais ricos do planeta) concentram mais da metade de todo o dinheiro dos mais pobres, mais da metade dos habitantes da Terra. Dá para entender a diferença?!

Na natureza, alguém já ouviu falar em um bando leões pobres? Ou uma matilha de lobos, manada de gnus ou elefantes, aves, minhocas etc?! Não. A pobreza e a miséria é exclusividade da raça humana.

Pobreza é invenção da humanidade. Começou com a escravidão no início das civilizações e continua nos dias atuais. Enquanto existir miséria, existirá também quem a explore.

Oras, se pobreza e miséria são invenções humanas, cabe a nós eliminá-las.

Não é impossível. Vou dar um exemplo simples e recente.

A última “Mega Sena da Virada”, alcançou a cifra de R$ 240 milhões, já descontados os impostos. Sabe o que é esse número? Esse número significa que, se o dividíssemos por todos os brasileiros, cada um receberia R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais). Acabaria a extrema pobreza no Brasil!

Bem se a jogatina consegue tamanha proeza, quando nossa consciência humana evoluirá ao nível de extinguir essa mazela da sociedade?

Pensem, reflitam e compartilhem essa indagação.

01 de Fevereiro de 2015.