Boa parte do sucesso do “Berelando...” deveu-se ao profundo conhecimento que tínhamos sobre nossos amigos, os leitores. O fato de conhecê-los, de saber onde viviam, do que gostavam, do que não gostavam e viver a mesma realidade que eles viviam nos tornava aptos a prover-lhes o que necessitavam para que se sentissem alegres e motivados a ler o periódico.
Muitas vezes nos vemos aflitos, mergulhados em um mar de angústia, sufocados pela ansiedade e pelo medo, e, no meio desta confusão, torna-se difícil encontrar o caminho, a saída, a luz. Vamos afundando cada vez mais sem entender direito os motivos, sem saber quais são as causas de tanto sofrimento.
Na verdade, acho que devemos repensar de novo o exemplo do “Berelando...”: como podemos ser felizes se, na verdade, não sabemos quem somos? O que realmente nos deixa triste? Por quê? O que eu preciso fazer para ser feliz?
“Conhece-te a ti mesmo!” – Sócrates.
18 de abril de 2009.
Muitas vezes nos vemos aflitos, mergulhados em um mar de angústia, sufocados pela ansiedade e pelo medo, e, no meio desta confusão, torna-se difícil encontrar o caminho, a saída, a luz. Vamos afundando cada vez mais sem entender direito os motivos, sem saber quais são as causas de tanto sofrimento.
Na verdade, acho que devemos repensar de novo o exemplo do “Berelando...”: como podemos ser felizes se, na verdade, não sabemos quem somos? O que realmente nos deixa triste? Por quê? O que eu preciso fazer para ser feliz?
“Conhece-te a ti mesmo!” – Sócrates.
18 de abril de 2009.
8 comentários:
Olá B o...Sem duvida Quando alcançamos o auto conhecimento, as respostas para as angustias,aflições, etc, vem naturalmente, o problema é a busca pelo autoconhecimento, que o caminho é ardo e longo,não é facil mas não impossivel.
bjs boa semana
Andréa
Olá Netão
Concordo com a Andrea sobre autoconhecimento.
O detalhe é que devido a correria de nossos dias, de vivermos em um mundo onde somos manipulados a sempre procurar ser o melhor custe o que custar e também,e desta forma por deixarmos de lado o prazer por coisas simples, em determinadas situações não é que o fardo esta muito pesado é simplesmente que para aquela situação não existe mais saída e a partir de daquele ponto devemos colocar um ponto final para aquela situação- muitas vezes não nos conformarmos com uma "derrota"- e continuarmos a levar a nossa vida "normalmente".
Ou seja autoconhecimento é reconhecermos e respeitarmos as nossas limitações.
Estamos vivendo um periodo de mudanças rápidas e muitas vezes drásticas, o que pode nos levar a buscar o que nem nós mesmos sabemos .
O autoconhecimento é realmente dificil de ser alcançado, e para mim o caminho para chegar até ele passa pela pratica de nosso lado espiritual, passa pela pratica de nossa Fé.
Netão este tema é dificil, espero poder ter ajudado de alguma forma.
Neto a Andrea é a da tia Gô? Se for mande um beijo pra ela, e se não for vai ai minhas saudações pela opinião.
Aquele abraço,
Fábio Barros
ou para ou mais intimos ,
Fabinho.
Neto vc fechou com chave de ouro agora com essa frase celebre q gosto muito de socrates" Conhece te a ti mesmo" pra falar sobre auto conhecimento basta entao refletir nessa frase, muito bom,queria acrescentar ainda q o auto conhecimento exige mudanças, e essas sempre sao dificeis, pois nos acomodamos com a situaçao muitas vezes, é mais facil deixar como esta, por isso as vezes persistimos em alguns erros...existe ate uma frase q acho legal tb" Se alguem te enganar essa pessoa merece uma surra , se essa mesma pessoa te enganar novamente , quem merece a surra é vc.."um abraço!
Oi Neto! Finalmente eu por aki, né? rs rs
Autoconhecimento... Muito do que eu sei de mim, antes mesmo do Berelando, devo ao convívio com amigos como você, os "Fabios" (bão e binho) entre tantos queridos, pelo nosso convívio e aprendizado conjunto!
Mesmo depois de tanto tempo ainda me surpreendo conhecendo-me mais dia-a-dia, me aprimorando e seguindo sempre por este longo caminho... Será que tem fim?
Bjks e uma ótima semana
Lila
Neto, como mencionado em um dos comentários anteriores, do Itamir, já na antiguidade o filósofo Sócrates falava da gde importância do autoconhecimento para a conquista da felicidade. Outro grande filósofo, Sto. Agostinho, nos dá uma receita para tal: façamos todas as noites uma análise das nossas ações durante o dia que se encerra e vejamos onde falhamos e onde podemos ser melhores no dia seguinte. As situações se repetem e estando conscientes disto e com uma vontade ativa, vamos melhorar naquilo que não nos agrada e que nos entristece. O autoconhecimento implica principalmente na aceitação dos nossos defeitos à fim de extirpá-los gradativamente. Não pode haver auto-agressão neste processo.
Tenha uma ótima semana!
Beijos
Conhecimento... É o que todos nós procuramos, não é mesmo? De uma forma ou de outra estamos sempre a procura de algo, de conhecer algo... Alguma coisa que nos torne melhor, alguma coisa que nos traga o melhor. Algo que de forma automática tendemos a procurar noutras coisas noutros lugares.Talvez o segredo esteja dentro dos parenteses do título: Auto. Se segredo ou não concordo com a teoria de que é necessário se conhecer ants para melhor compreender algo ou alguém. Muitas vezes nos vemos em desespero a procurar algo ou alguma resposta, esse "desespero" não nos deixa perceber que a resposta está conosco e não em algo ou com alguém...Apenas filosofando.
Você pode até enganar a todos que o rodeiam mas, quando consegue enganar a si mesmo, certamente será infeliz...
Pare diante do espelho e dispa-se de todas as suas mentiras! É mais que meio caminho andado para o auto-conhecimento e a "felicidade".
Tenha uma ótima semana!
bjos,
=)
VOCÊ MESMO]
Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.(francisco candido xavier)
NETO AMEI ESSA PUBLICAÇÃO
Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. BEIJO
ADNA
Postar um comentário