Curtir no Facebook

facebook

domingo, 8 de novembro de 2015

Caminho do meio

Ontem assisti uma comédia antiga e que gosto muito: “Meu primo Vinny” (1992). Me diverti como da primeira vez. O filme conta a história de dois rapazes que foram presos e acusados erroneamente por assassinato, para livrá-los da prisão e da pena de morte, os rapazes contratam um atrapalhado e inexperiente advogado, o primo Vinny do título.

Eu adoro filmes de tribunais. Promotor, advogados de defesa, juízes, testemunhas, jurados todo esse clima me parece um show, onde se tenta provar uma verdade.

O promotor exagera os pontos negativos dos acusados, o advogado de defesa faz o contrário e mostra os pontos positivos e virtudes dos réus e o juiz, tenta evitar os exageros de ambas as partes usando os recursos da lei. O resultado disso tudo deveria ser a justiça.

Algumas vezes, pessoas nos tiram do sério fazendo-nos reagir. Brigando, xingando, gritando, tentando fazer a justiça com “as próprias mãos”, mostramos todo o nosso lado negativo, assim, acabamos por perder a razão. Outros, também mal-intencionados e sabendo de nossas virtudes, nossas boas inclinações, nos adulam para que colham vantagens, no final quem acaba prejudicado, mais uma vez, somos nós.

Quando se sentir  bruscamente “puxado” em uma ou outra direção, é preciso buscar o equilíbrio, buscar a verdade, só assim a justiça prevalecerá.

8 de Novembro de 2015.

Nenhum comentário: