Curtir no Facebook

facebook

sábado, 18 de abril de 2009

(auto)Conhecimento


Boa parte do sucesso do “Berelando...” deveu-se ao profundo conhecimento que tínhamos sobre nossos amigos, os leitores. O fato de conhecê-los, de saber onde viviam, do que gostavam, do que não gostavam e viver a mesma realidade que eles viviam nos tornava aptos a prover-lhes o que necessitavam para que se sentissem alegres e motivados a ler o periódico.

Muitas vezes nos vemos aflitos, mergulhados em um mar de angústia, sufocados pela ansiedade e pelo medo, e, no meio desta confusão, torna-se difícil encontrar o caminho, a saída, a luz. Vamos afundando cada vez mais sem entender direito os motivos, sem saber quais são as causas de tanto sofrimento.

Na verdade, acho que devemos repensar de novo o exemplo do “Berelando...”: como podemos ser felizes se, na verdade, não sabemos quem somos? O que realmente nos deixa triste? Por quê? O que eu preciso fazer para ser feliz?

Conhece-te a ti mesmo!” – Sócrates.

18 de abril de 2009.

8 comentários:

andrea disse...

Olá B o...Sem duvida Quando alcançamos o auto conhecimento, as respostas para as angustias,aflições, etc, vem naturalmente, o problema é a busca pelo autoconhecimento, que o caminho é ardo e longo,não é facil mas não impossivel.
bjs boa semana
Andréa

Fabio disse...

Olá Netão

Concordo com a Andrea sobre autoconhecimento.
O detalhe é que devido a correria de nossos dias, de vivermos em um mundo onde somos manipulados a sempre procurar ser o melhor custe o que custar e também,e desta forma por deixarmos de lado o prazer por coisas simples, em determinadas situações não é que o fardo esta muito pesado é simplesmente que para aquela situação não existe mais saída e a partir de daquele ponto devemos colocar um ponto final para aquela situação- muitas vezes não nos conformarmos com uma "derrota"- e continuarmos a levar a nossa vida "normalmente".
Ou seja autoconhecimento é reconhecermos e respeitarmos as nossas limitações.
Estamos vivendo um periodo de mudanças rápidas e muitas vezes drásticas, o que pode nos levar a buscar o que nem nós mesmos sabemos .
O autoconhecimento é realmente dificil de ser alcançado, e para mim o caminho para chegar até ele passa pela pratica de nosso lado espiritual, passa pela pratica de nossa Fé.

Netão este tema é dificil, espero poder ter ajudado de alguma forma.

Neto a Andrea é a da tia Gô? Se for mande um beijo pra ela, e se não for vai ai minhas saudações pela opinião.

Aquele abraço,

Fábio Barros
ou para ou mais intimos ,
Fabinho.

Itamir disse...

Neto vc fechou com chave de ouro agora com essa frase celebre q gosto muito de socrates" Conhece te a ti mesmo" pra falar sobre auto conhecimento basta entao refletir nessa frase, muito bom,queria acrescentar ainda q o auto conhecimento exige mudanças, e essas sempre sao dificeis, pois nos acomodamos com a situaçao muitas vezes, é mais facil deixar como esta, por isso as vezes persistimos em alguns erros...existe ate uma frase q acho legal tb" Se alguem te enganar essa pessoa merece uma surra , se essa mesma pessoa te enganar novamente , quem merece a surra é vc.."um abraço!

Liliane disse...

Oi Neto! Finalmente eu por aki, né? rs rs
Autoconhecimento... Muito do que eu sei de mim, antes mesmo do Berelando, devo ao convívio com amigos como você, os "Fabios" (bão e binho) entre tantos queridos, pelo nosso convívio e aprendizado conjunto!
Mesmo depois de tanto tempo ainda me surpreendo conhecendo-me mais dia-a-dia, me aprimorando e seguindo sempre por este longo caminho... Será que tem fim?
Bjks e uma ótima semana
Lila

Vera disse...

Neto, como mencionado em um dos comentários anteriores, do Itamir, já na antiguidade o filósofo Sócrates falava da gde importância do autoconhecimento para a conquista da felicidade. Outro grande filósofo, Sto. Agostinho, nos dá uma receita para tal: façamos todas as noites uma análise das nossas ações durante o dia que se encerra e vejamos onde falhamos e onde podemos ser melhores no dia seguinte. As situações se repetem e estando conscientes disto e com uma vontade ativa, vamos melhorar naquilo que não nos agrada e que nos entristece. O autoconhecimento implica principalmente na aceitação dos nossos defeitos à fim de extirpá-los gradativamente. Não pode haver auto-agressão neste processo.
Tenha uma ótima semana!
Beijos

Anônimo disse...

Conhecimento... É o que todos nós procuramos, não é mesmo? De uma forma ou de outra estamos sempre a procura de algo, de conhecer algo... Alguma coisa que nos torne melhor, alguma coisa que nos traga o melhor. Algo que de forma automática tendemos a procurar noutras coisas noutros lugares.Talvez o segredo esteja dentro dos parenteses do título: Auto. Se segredo ou não concordo com a teoria de que é necessário se conhecer ants para melhor compreender algo ou alguém. Muitas vezes nos vemos em desespero a procurar algo ou alguma resposta, esse "desespero" não nos deixa perceber que a resposta está conosco e não em algo ou com alguém...Apenas filosofando.

Mari disse...

Você pode até enganar a todos que o rodeiam mas, quando consegue enganar a si mesmo, certamente será infeliz...
Pare diante do espelho e dispa-se de todas as suas mentiras! É mais que meio caminho andado para o auto-conhecimento e a "felicidade".
Tenha uma ótima semana!
bjos,
=)

ADNA disse...

VOCÊ MESMO]
Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.(francisco candido xavier)
NETO AMEI ESSA PUBLICAÇÃO

Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. BEIJO
ADNA