Curtir no Facebook

facebook

sábado, 25 de abril de 2009

Sabedoria


Depois de escrever a primeira edição do “Berelando...” eu não tinha certeza do que poderia acontecer, nem se as pessoas gostariam dele ou se entenderiam a minha mensagem. Isso nunca foi um problema pra mim. O tempo e o feedback que recebi (e ainda recebo) me provaram que eu estava certo em não me preocupar.

Na última publicação deste blog, no qual citei Sócrates (aliás, devo dizer que esta citação é atribuída, pois, como todo estudioso de filosofia sabe, Sócrates não deixou nada por escrito, tudo que se sabe sobre ele foi passado por seus discípulos, tendo como o principal, Platão), recebi alguns comentários inspiradíssimos que, mais uma vez, me encheram de alegria e entendimento.

Engraçado, diz-se que Sócrates, ao visitar o oráculo de Delfos (onde estaria escrito a famosa frase “Conheça-te a ti mesmo”), foi lhe dito que era o homem mais inteligente da Grécia, ao que ele lhe respondeu: “Só sei que nada sei.

É, sábios são aqueles que tem consciência de sua própria ignorância, que sabem que ninguém é o senhor da verdade e que estamos aqui para aprender.

25 de abril de 2009.

6 comentários:

ADNA disse...

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.
Aprende com o silêncio a respeitar o seu “eu”,
a valorizar o ser humano que você é,
a respeitar o Templo que é o seu corpo,
e o santuário que é a sua vida.
Aprende hoje com o silêncio,
que gritar não traz respeito,
que ouvir ainda é melhor que muito falar.

Me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar,
desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar que você é especial
ADNA

Anônimo disse...

Sabe eu sou uma puta ignorante neste assuntos, não acredito muito em frases feitas, tudo isso é pura ilusão, estamos aqui neste mundo por pura coisidencia, ñ temos que ficar com estes papinhos de que o mundo é bla,bla,bla,bla....., temos que vivver o hoje (isso é pra quem consegue, porque eu não) e foda-se o resto.

Rose disse...

esta resposta ai deste anonimo dai de cima sou eu a Rose

Valdecir disse...

Meu avô não era alfabetizado, jamais soube como escrever seu próprio nome. Era um sujeito típico da roça, gestos bruscos, as maneirices e a timidez típica do homem do campo. Mas conhecia pelo nome todas as plantas e todas as árvores que via. Sabia tudo sobre elas, se eram medicinais ou não, se davam frutos, se a madeira podia ser usada para isso ou aquilo. Falava da natureza com tamanha intimidade que sempre me impressionava. Já eu, bem, fiz uma faculdade e aprendi a fazer o meu próprio nome de muitas formas diferentes. Mas não conheço um só pé de qualquer coisa. Se eu quisesse ter o mesmo nível de conhecimento que meu avô tinha da natureza, teria de fazer uma faculdade de agronomia e ser um aluno muito, muito aplicado.
Quando eu passava as férias escolares no sítio, sempre nos jantares, todos à mesa, iluminados pelo lampião, meu avô abria seu baú de histórias, e as desfilava. E as histórias tinham o cheiro da chuva, o gosto da terra, a sonoridade da viola gemendo suas notas tristes, preenchendo todo o ambiente. Ele descrevia com tantos detalhes seus causos, que as imagens brotavam em nossa mente como se estivéssemos vendo um filme ou realmente vivendo tudo aquilo.
Mas ele não poderia escrever, se quisesse, uma única linha de um mísero poema por si só. E hoje, eu com tantos recursos à minha disposição, também não consigo escrever uma única linha de um pobre poema que transmita com tanta intensidade uma vida tão cheia de conhecimentos quanto o meu avô o fazia naquelas alegres noites de férias no sítio. Eis que meu avô também se aproxima do Sócrates citado. E nos assusta conhecer o tamanho do vazio de conhecimentos que todos trazemos conosco...

Anônimo disse...

"Além de td isso q postaram muito bem todos aqui, queria acrescentar um dito popular sobre sabedoria, no qual se diz q o homem sabio é aquele q escuta mais do q fala,o dito é este " SE DEUS QUISESSE Q FALASSEMOS MAIS DO Q OUVISSEMOS, TERIA NOS DADO DUAS BOCAS AO INVÉS DE DUAS ORELHAS",valeu pelo tema Neto e o pessoal acrescentou bem tb..valeu!! ate o proximo!!

itamir disse...

este anonimo ai sou desculpe Neto ITAMIR!!