Curtir no Facebook

facebook

sábado, 27 de junho de 2009

Saudade


Saudade. Esta palavra só existe na língua portuguesa. Alguns etimologistas sugerem que ela surgiu com os colonos portugueses, sempre tão desbravadores, espalhados por todos os continentes, longe da terrinha. É uma mistura de dor, nostalgia, lembranças de lugares, sons e pessoas (distantes) com a solidão que isto causa.

Essa semana, acho que a maioria das pessoas viventes neste planeta, sentiram este sentimento que só esta nossa palavra pode traduzir.

Apagou-se uma estrela.

Esquecemos suas esquisitices, suas polêmicas. Revivemos a nostalgia de quando era criança, com luz própria, voz e passos de anjo, encantando pessoas de todas as cores, idades, nacionalidades.

Por que esta estrela se apagou? Atrás de todas as polêmicas, havia o homem-menino, com um talento sobrenatural para encantar a todos, porém, sem conseguir atrair para si mesmo todo o bem que transmitia a nós.

Quantos de nós não nos sentimos às vezes um Michael Jackson, encontrando força sobrenatural para salvar quem precisa, salvar o mundo, mas, faltando a coragem para salvar a si mesmo?

Vamos prestar atenção também a estes, a responsabilidade também é nossa.

Ain’t no sunshine when (Michael) is gone...” (O sol não brilha quando Michael se vai...)

27 de junho 2009.

9 comentários:

Julie Rodrigues disse...

Passa lá no meu blog tem um selinho pra vc!!!

Anônimo disse...

Oi Neto, é muito bom ver que algumas pessoas, como voce ainda conseguem ver o lado bom das coisas, das pessoas! Alguns preferem ver somente o que de ruim existiu e assim transformar pessoas que tantos momentos bons nos trouxeram em monstros... Vai deixar saudades sim!!! Doa a quem doer... Bjks e boa semana a todos!!

Marcia disse...

Ei, eu não sou anonima... Sou a Marcia!!

Vera disse...

Neto, compartilho deste teu sentimento de saudades e também de solidariedade. Sentimentos que nos fazem ver além da superfície. Admiramos, amamos e julgamos os nossos ídolos. Os elevamos e derrubamos na mesma medida e nos esquecemos que são humanos com dúvidas e frafilidades, como nós.
Saudades deste "menino frágil e talentoso" que embalou com suas canções, a juventude de muitos de nós.
Beijos e ótima semana!

itamir disse...

Voltei Neto.. muito bom essa semana caiu como uma luva o tema e o acontecimento,sabe sinceramente a palavra e o sentimento é tão forte q ate pra comentar é dificil,mas penso q ate das coisas dificeis, podemos tirar o lado bom e quando se trata de saudade é porq. deixamos um legado bom,e sendo assim, sentir saudade de alguem ou algo pode ser proveitoso dependendo do ponto de vista, valeu Neto,fica bem , um abraço!!

Mari disse...

Para mim, você conseguiu postar 2 temas: um sentimento poderoso, a saudade e a morte de um ídolo mundial.
Quanto a saudade, acho que todos nós temos tanto, mas tanto, mas tanto a dizer, que não dá nem para falar...
Quanto a morte de Michel, ainda bem que pessoas como você conseguem separar a pessoa da personagem e lembrar que o Ser Humano é maior!
Beijos e uma ótima semana!
=)

Unknown disse...

" Saudade, destinado a uma pessoa que não se encontra presente e por quem se nutre amizade e, ainda, morrer de saudades, que exprime o desgosto provocado pela ausência de alguém ou de algo que nos é querido". Saudade é o Amor que fica...

Quando perdemos alguém, voltamos à planície, experimentamos o fracasso, a dor e os sentimentos de como somos limitados no AMOR.
Se olhamos à nossa volta, percebemos que a carência humana está no fato das pessoas terem perdido os valores imateriais a favor dos materiais.
E é com a perda que percebemos que aquilo que é material degenera e enferruja...
Só assim percebemos que a maior herança que podemos deixar à humanidade é o amor que oferecemos de várias formas; que são as pequenas felicidades do dia-a-dia que vamos distribuindo aqui e acolá, a compreensão que acalma as almas inquietas e a ternura que abranda os desenganos da vida.
Cada ser humano tem suas peculiaridades. Se não se comportam segundo nossas
expectativas ou os padrões da sociedade, julgamos...Para mim, Michael fez a sua parte e nos deixou uma imensa saudade...O Amor que ficou

Tili Oliveira disse...

"A saudade mata a gente morena, a saudade mata a gente..."

É meu querido amigo, os versos acima exprimem bem este sentimento que nos acomete de forma fulminante e incontrolável.

É algo que suplanta nossa racionalidade e nos remete ao mais íntimo de nós mesmos, deixando-nos frágeis e sujeitos às atitudes que, muitas vezes, nem nós mesmos pensamos ser capazes de ter.

E quando a saudade vem em conseqüência da morte de algo ou alguém que amamos muito, à dor se alinha outro sentimento, o da incerteza.

O que vem depois da morte?
Porque perdemos aquilo que amamos tanto?
Porque sofremos tanto com estas perdas?
Porque tudo não pode ser diferente?

É nesta hora que percebemos o quanto o sentimento de amar é importante em nossas vidas.

Saber amar sem preconceitos, pré-julgamentos ou pré-condições, nos dá a verdadeira intensidade da importância de nossas vidas neste Planeta.

E ai vem a resposta às nossas perguntas:

Porque tudo nesta vida passa, só o que fica é o amor.

O amor que sentimos pela vida,
O amor que sentimos e transmitimos aos nossos semelhantes.

Difícil é percebermos que precisamos nos lembrar sempre do que é ainda mais importante: o amor que devemos ter por nós mesmos.

É por isso que sempre nos lembraremos e sentiremos saudades de pessoas como Elvis Presley, Renato Russo, Elis Regina, Cartola, Janis Joplin, Fred Mercury, Ray Charles, Michael Jackson, e tantos outros famosos e anônimos que se foram para sempre de nossas vidas.

ADNA disse...

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.
Pensamos que a saudade foi feita para machucar, mas o tempo passa e percebemos que ela é a maneira mais certa de vermos o quando gostamos de alguém.COMO MICHEL que
força é como vc falou o homem-menino
se perde realmente uma grande estrela, quantas lentas já dancei no som de michel(saudade)
Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!
OBRIGADO POR FAZER ESSA HOMENAGEM, ME EMOCIONEI MUITO!!!!!