Curtir no Facebook

facebook

sábado, 11 de setembro de 2010

Passado, presente e futuro


Eu não costumo olhar para trás”. Eu escrevi isto na última publicação e achei que alguém comentaria com indignação: “-Como não olhar para o passado?! E as lições tiradas de lá?!”

Acho que as pessoas que olham muito para o passado revivem mágoas, decepções, lamentando o que já está feito, se descuidando do presente e comprometendo o futuro.

Tão pouco posso viver somente o presente. Preciso corrigir os erros do passado e não esquecer que todos os meus atos gerarão conseqüências.

O Sr. Anô foi muito didático: não se pode mudar o passado, mas podemos fazer um futuro melhor.

11 de setembro de 2010.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo.

Maria Aguiar disse...

Neto, nem me fale que agora eu só o lho o passado para não repetir os mesmos erros, mas vivo o presente e espero ter um futuro melhor, pois estou fazendo por merecê-lo, rsrsrsrs

Tili Oliveira disse...

Só ama o passado quem é mal passado. Brincadeirinha - rsrs.
Como disse bem a Maria Lua, o passado deve servir para refletirmos sobre o que fazer hoje e daqui pra diante.
Ter passado é muito bom, significa que conseguimos chegar vivos ao hoje e que as possibilidades de chegar ao futuro são reais.
Brindemos à vida, toda ela: passado, presente e futuro, porque é essa trindade que faz de nós o que somos.
Uma óptima semana pra vc meu amigo.

Luciana disse...

Nossa, suas palavras: "Tão pouco posso viver somente o presente. Preciso corrigir os erros do passado e não esquecer que todos os meus atos gerarão conseqüências". Ui, forte neh. Confesso q/ li, reli e fiquei refletindo sobre isso. Na vida diária, penso que nos ocorrem milhares de oportunidades para crescermos em todos os sentidos, caminhando lado a lado com a ignorância, a fraqueza, a emoção e a razão. Não há mal algum em recordar o passado, o que não podemos é paralisar, estacionar e/ou imobilizar, perdendo tempo com lamentações, revolta ou ainda sonhando acordado com tempos bons. Cada dia é único e deve ser vivido com entusiasmo, não podemos asfixiar a riqueza do tempo com preocupações que não acrescentarão em nada. Devemos seguir sempre em frente, afinal por muitas e muitas vezes, erraremos, mas também teremos acertos, e nesse cair e levantar é que o aprendizado sublime acontece e acendemos alguma luz de fé e Paz dentro de nós, para não temer o futuro!!!