Curtir no Facebook

facebook

sábado, 30 de agosto de 2008

Sobre o amor


Na segunda edição do “Berelando...” (dezembro/2000), em um arrombo de criatividade, vinham em seqüência 3 matérias: É o amor..., É o amor... II e (adivinhe, se puder!) É o amor... III. Eram matérias que falavam de bodas, datas de casamentos já marcados e uma revelação de uma nova união na turma. É lógico que as três notícias poderiam ter sido incluídas em uma única matéria, mas, como forma de preencher espaços no periódico e, para aumentar a importância de cada casal, de cada história, achei melhor transformá-las em notas individuais, notas exclusivas.

Hoje, ao reler esta edição, comecei a pensar que muito da infelicidade que há no mundo é por falta de amor. Seria muito bom se, como no “Berelando...”, nós pudéssemos encher o mundo de amor, distribuir por colunas, espalhá-las por páginas, aumentar a importância de cada história de amor.

O amor, em sua forma mais pura, nos cura quando estamos esgotados, ele nos revigora para continuarmos nossa busca pela felicidade, o prêmio que todos nós temos direito

Esta semana, “passeando” por blogs que algumas almas do mundo escreveram, li uma citação de Lady Diana, princesa de Gales:

"Eu acho que a principal doença do mundo hoje é o fato de as pessoas se sentirem pouco amadas. Eu posso dar amor por um minuto, por meia hora, por um dia, um mês. Eu fico feliz com isso, e quero fazer isso. Não me chamem de ícone. Sou apenas uma mãe tentando ajudar".

Talvez, por ser privada deste sentimento em seu casamento, entendeu a importância e resolveu espalhá-lo ou talvez achou que havia no mundo muito espaço para ser preenchido.

30 de agosto de 2008.

sábado, 23 de agosto de 2008

Cores



Eu tenho um problema para identificar cores: sou daltônico. Algumas pessoas achavam que isso era um impedimento, que eu não conseguindo identificar certas tonalidades, eu não poderia trabalhar com ilustração, não teria parâmetro para combinar as cores, por exemplo.

Na época do "Berelando..." me perguntavam com eu sabia que cores usar nas edições. "- O meu micro me mostra 'por escrito' o nome das cores", era a minha resposta. Quando queria algo azul, simplesmente apontava para paleta de cores e instantaneamente aparecia o nome da cor pretendida.
Haviam algumas outras situações que atiçavam a curiosidade de meus amigos: "- Como você consegue dirigir automóveis, de que forma você identifica os semáforos?" A resposta era ainda mais simples: "- Ora, quando a luz de cima ou do meio acender eu paro, quando a debaixo estiver acesa, eu sigo!" É lógico que em algumas cidades como Curitiba, por exemplo, eu tive que adaptar este conceito.

Bem a vida é assim. Se encontramos um obstáculo pela frente, devemos encontrar formas de contorná-lo. Se algo for irreversível, teremos que nos adaptar, o que não podemos é nos conformarmos com os problemas que a vida nos traz e desta forma ficarmos paralisados.

Infelizmente, eu não consigo enxergar as sete cores do arco-íris, porém, isso não me impede de me sentir feliz ao vê-lo, mesmo incompleto.

23 de agosto de 2008.

sábado, 16 de agosto de 2008

Caminhos


No “Berelando...”, por várias vezes, foram citadas nossas viagens, passeios, encontros, eventos... O que ninguém sabia era que por trás de tudo isso sempre havia os imprevistos. Tínhamos o dom de nos perdermos, de pegar o caminho errado, de nos desviarmos pelo atalho ruim ou, simplesmente, surgia algum problema mecânico. Isso gerava alguns conflitos, pequenos estresses, sem falar nos atrasos para a diversão, mas, como no final tudo se acerta, dávamos um jeito de voltar à trilha correta e chegar ao nosso destino e aos nossos momentos de felicidade... até a hora de voltar...

Na vida também é assim. Às vezes vamos por um caminho e de repente encontramos uma bifurcação. "-Por qual caminho devemos ir?" Outras vezes queremos chegar mais rápido e vamos por um atalho. Às vezes, encontramos algumas pedras no caminho e paramos. Algumas vezes escolhemos o caminho errado, o atalho ruim e lá vem de novo nossos momentos de tristeza, de angústia, de frustração.

Nesses momentos devemos lembrar de nossos amigos beréis, reconhecer o erro, pegar o primeiro retorno e persistir no caminho certo, pois, no final desta estrada está a felicidade, a praia, o sol, a vida!

16 de agosto de 2008.

sábado, 9 de agosto de 2008

Milagres


Gosto muito de usar a expressão “milagre do dia-a-dia”. Algumas pessoas me perguntam o significado disso, o que quero dizer exatamente?

Geralmente, as pessoas, por sua influência religiosa/cristã tendem a interpretar milagre como uma intervenção divina, sendo um ato de salvar algo ou alguém. Algo extraordinário, maravilhoso, fora do comum, sem uma explicação científica...

Mas, se acordar todos os dias e viver o que a vida tem a oferecer, fazer escolhas, planos, aprender, ver o que acontece na natureza, o ciclo das águas, uma planta que brota do chão, uma mãe que dá a luz a um novo ser... se isso não for algo maravilhoso, um presente divino, eu realmente não sei o que é um milagre.

Albert Einstein uma vez disse: "- Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre”.

Eu vejo da segunda forma, sempre.

09 de agosto 2008.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Nota triste

Hoje estou triste. Infelizmente, a pequena Maria Eduarda faleceu. Estou aqui para agradecer a todos que oraram, que fizeram doações, que repassaram emails e dizer que nada foi em vão. Deus e esta criança sabem que fizeram o melhor que puderam. Quem já se organizou para fazer a doação, peço que mantenha seu plano, pois, com certeza, há outras pequenas Marias Eduardas necessitando deste ato de amor. Quem orou, peço mais uma oração, para aqueles que ficaram e peça que abranda suas dores, que tenham paz e luz.

Apesar do momento ser triste, gostaria de dizer que recebi vários emails solidários, de pessoas que fizeram orações, que agiram e fizeram correntes a fim de conseguir doadores. Me mostrou que o ser humano é fantástico e por mais difícil que seja a vida, estão sempre dispostos a ajudar quem precisa. Sou grato por me mostrarem isso.

Nesse blog, uma amiga me enviou uma oração para uma outra publicação (Ansiedade 07/06/08)e quero dividi-la com vocês agora:

"Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que
não posso mudar, coragem para mudar as que posso
e sabedoria para distinguir umas das outras"

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Vamos salvar Maria Eduarda

Este blog começou quando assisti uma apresentação dos Paralamas e lembrei de uma amiga, a Hélia. Com seu jeito meigo, cheio de esperança, nos ensinou que fé e boa vontade fazem milagres acontecerem.

Hoje sou eu que venho, através deste blog, pedir a ajuda de vocês, meus amigos leitores, a salvar a sobrinha de Hélia, a Maria Eduarda. Uma criança com pouco mais de um ano de vida e que está internada no Hospital A. C. Camargo, o Hospital do Câncer. Ela precisa urgente de doadores de sangue e plaquetas.

Para se fazer a doação de sangue, apresente o nome completo da paciente, MARIA EDUARDA DOURADO DA COSTA, em um dos hospitais relacionados abaixo. Para se fazer doação de plaquetas, que um é processo parecido com o de hemodiálise, é preciso agendar antes.

PACIENTE : MARIA EDUARDA DOURADO DA COSTA
HOSPITAL A. C. CAMARGO ( próx. ao metrô vergueiro)
R. PROF. ANTONIO PRUDENTE, 211- LIBERDADE
SEG/ SEX 8H AS 18H
SÁBADO 8HAS17H
F: 2189-5000

PACIENTE : MARIA EDUARDA DOURADO DA COSTA
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS ( GASTROCLINICAS)
R. BORGES LAGOA , 1450 IBIRAPUERA
SEG/ SEX 8H AS 18H
SÁBADO 8HAS17H
F: 5080-4435

PACIENTE : MARIA EDUARDA DOURADO DA COSTA
HOSPITAL DO CORAÇÃO
R. ABÍLIO SOARES , 176 PARAÍSO
SEG/ SEX 8H AS 17H
F: 3053-6537

PACIENTE : MARIA EDUARDA DOURADO DA COSTA
HOSPITAL SÃO CRISTÓVÃO
R. TERRENAS, 161
SEG/ SEX 8H AS 17H
F: 2089-7222 OU 2080-1444

sábado, 2 de agosto de 2008

Entendimento

Aprendi com o “Berelando...” que, com idéias simples, um pouco de atitude e até com alguns erros (afinal, é errando que se aprende!), eu podia fazer meus amigos um pouco mais felizes. Percebi que essa alegria também me contagiava.

No milagre do dia-a-dia continuo aprendendo e, na elaboração e publicação deste blog, tenho tido algumas gratas surpresas.

Num comentário bem irreverente de uma amiga sobre a publicação "Insanidade", ela lembrou de uma conversa um tanto “etílica”, e serviu de inspiração para uma grande lição. “- De uma certa forma, somos todos ETs... Estamos por aqui de passagem, para aprender!

É! Nessa vida, uma parte de nós é entendimento, a outra, aprendizado.

02 de agosto de 2008.