Curtir no Facebook

facebook

sábado, 3 de abril de 2010

Sobre o mal



Notei que há um certo preconceito ou receio em escrever sobre este tema. Eu mesmo, nunca escrevi, mas não por receio ou superstição. Talvez me faltasse uma oportunidade ou achei que falar sobre o bem era mais simpático. Na verdade, foi uma escolha que fiz.

Tudo é uma escolha. Ir por um caminho ao invés de outro; vestir determinada roupa, assistir um filme, quem vai nos acompanhar no caminho etc.

Santo Agostinho, em sua sapiência, diz que o mal não é uma criação natural, não é um "ser" e sim a ausência de outro: o bem.

Não me lembro de ver na Natureza o mal. Animais, plantas e até as próprias crianças, com o intelecto ainda não desenvolvido não praticam maldades.

O mal é uma escolha.

03 de Abril de 2010.

4 comentários:

Verônica disse...

Neto compartilho com você e com seus leitores um trecho de uma história que gosto muito, onde diz muito sobre o mal. Acredito que muitos já conheçam.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor: "Senhor, o mal existe?"

O professor respondeu: "Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal." E o estudante respondeu:

"O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz."

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado. Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome? E ele respondeu: "ALBERT EINSTEIN".

Dispensa qualquer comentário meu!

O MAL É AUSÊNCIA DE DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES...

Tem melhor definição?

Beijos

Verônica

Two Ways disse...

Muito interessante o seu texto. O mal precisa de um corpo para se expressar e ele só terá lugar se o dermos... cada um alimenta seu mal do que jeito que quer, seja para que ele sobressaia ou seja para que ele mirre a ponto de se tornar tão ínfimo que não poderá fazer mal nenhum.

Fábio Barros disse...

Olá Neto

Nada é por acaso.
Hoje é domingo de páscoa, hoje os cristãos ( eu graças a Deus)celebram a vitória do bem sobre o mal.
Concordo com você que o mal é uma escolha e te digo mais o mal é "astuto ", pois ele sabendo que deve ser escolhido, procura seduzir os homens através de situações que no primeiro momento não são efetivamente o próprio mal, isto pode ser comprovado através de algumas letras de músicas que são incansavelmente cantaroladas pelas pessoas ou através dos podres programas da nossa televisão (canal aberto), entre outras, onde com uma pequena analise chegamos à conclusão que determinada situação só pode levar a maldade.
Poderia ainda dar outros exemplos mas prefiro dizer apenas uma:

Viva Jesus Cristo!!!

Boa semana a todos.
Aquele abraço
Fábinho

BitBurg disse...

"O mal está no vício, em oposição à virtude." Entendamos essa frase no sentido amplo, pois mesmo quem comete maldades tem consciência da natureza do que faz.
E quem o faz por ausência ou desvirtuamento do conceito de moralidade (a Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas). Explicando: um ser IMORAL pratica ato contra a moral, isto é, contra as regras da sociedade da qual faz parte. Um ser AMORAL desconhece ou ignora essas regras; elas não têm valor para ele. Exemplos atuais: quando o governo de Cuba tolhe a liberdade de expressão, utilizando a violência contra a juventude cubana; ou quando políticos brasileiros que se envolveram nos recentes escândalos se candidatam à reeleição, amparados pela lei.
Abraço a você e continue nos presenteando com seus pensamentos!