Curtir no Facebook

facebook

sábado, 7 de março de 2009

8 de Março


Na edição nº 5 do “Berelando...” (março/2001), Jorge Queiroz, nosso presidente, fez uma homenagem às mulheres devido ao dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Na verdade, eu nunca fui muito fã deste “dia”, achava meio estranho comemorar um dia “da mulher” sendo que nos outros 364 ela voltava para o tanque e o fogão.

Hoje eu percebo a importância simbólica desta data, não só para elas, mas, também para nós, os homens. Parece que nos últimos milênios subjugamos estes seres, (talvez por medo, porque elas são poderosas e isso eu sempre soube), este domínio acabou sendo aceito por todos, inclusive por elas. Em muitas culturas da antiguidade, as mulheres eram consideradas divinas. Se pensarmos que são elas que carregam a vida e dão a luz, o primeiro alimento, os primeiros valores de amor e caráter, este termo é muito mais que correto.

A cultura popular, como sempre, é o melhor meio para definir a importância da mulher para nós os homens: “Por trás de todo grande homem, há sempre uma grande mulher”. Com raras exceções, todos os homens que conheço e tiveram relativos progressos profissionais e/ou sociais, entraram no rumo ao acharem sua outra metade. Acredito que as raras exceções tiveram, no mínimo, uma grande mãe, uma grande avó, uma grande tia que lhe mostrou a direção a seguir. Os pares das mulheres da foto acima, captada por Jorge Luiz (2001), são um bom exemplo do que diz o ditado.

Entretanto, para uma mulher se tornar “grande” tem de reconhecer este seu poder. Que o dia 08 de março as ajudem a compreender este seu importante papel e tornar este planeta um lugar melhor.

07 de março de 2009.

4 comentários:

Unknown disse...

Felizmente nós mulheres temos uma força que nos transforma em simples, meiga, sagaz, poderosa, humilde, guerreira, paciente, amorosa, menina, mulher ou MÃE, força essa que nos capacita a suportar dores ou perdas terríveis e ainda ficar de pé, porquê sabemos no íntimo que sempre há outros dependendo dessa fortaleza para continuar seguindo o destino...e melhor de tudo é ainda praticar a arte de sorrir quando o mundo diz não e tendo a certesa de que tudo passa e vale a pena ter esperança e fé...

Mari disse...

O que dizer se não, OBRIGADA!
Espero sinceramente que as Mulheres reconheçam o seu verdadeiro valor para que o Mundo também possa fazê-lo.

Walkiria Rodrigues disse...

"Este dia é simbólico sim, como o dia da libertação dos escravos, o dia das mães, o dia dos pais, etc. Hoje, a mulher já tem seu valor reconhecido pela maioria dos homens e das mulheres também. Mas, muito ainda temos que lutar;não para ser maior ou melhor que os homens,mas para conquistarmos o nosso devido e merecido lugar.
Gostei da sua frase:"Se pensarmos que são elas
que carregam a vida e dão a luz, o primeiro alimento, os primeiros
valores de amor e caráter..."
Obrigada pela homenagem!
Abraços
Walkiria

Anônimo disse...

EM PRIMEIRO LUGAR OBRIGADO POR TUDO QUE ME TOCA NESSA POSTAGEM(HOMENAGEM LINDA) AINDA TEM HOMENS QUE A DÃO VALOR.
Uma das grandes dificuldades da vida é adivinhar qual é o desejo de uma mulher.(ITALO SVEVO)


Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo timida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo fragil é poderosa!